sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dívida interna

Estava pensando sobre como na nossa vida sempre temos algum tipo de expectativa, ou pressão por parte de alguém para alcançarmos algum objetivo.Vivemos com a cobrança de realizar mil e uma coisas antes de morrermos.
Desde que nascemos já temos sobre nós a espera por alguma coisa, seja o primeiro sorriso, a primeira palavra, o primeiro passo, o primeiro dia de aula na escola, aprender a ler e a escrever. E com o tempo a responsabilidade se torna passar de ano no colégio, não satisfeitos 15 anos depois você tem que passar no vestibular. Se passou e concluiu a faculdade porque ainda não arrumou emprego, fez um mestrado, um doutorado? E se namora há tantos anos porque não se casou? E se casou, o que está esperando pra ter filhos?
Cabe a cada um saber lidar com as suas cobranças, e mais ainda, é necessário saber dos nossos próprios limites, saber que estamos dando o nosso melhor, traças nossas próprias metas para alcançar aquilo que queremos conquistar e não o que os outros esperam de você, afinal nessa caminhada da vida aprendemos tanto sobre cobrar, que no fim das contas a pior cobrança que temos vem de nós mesmos.
Acreditar em si mesmo é o mais importante.

2 comentários:

  1. Acho que as cobranças, são energia, mola mestra da nossa vida, servem para nos empurrar. O erro é sermos escravizados por elas. Sofrer nunca. Ver as cobranças como possibilidades a serem vividas.

    ResponderExcluir